A colaboradora Heloisa Viana, em uma temporada vivendo na Irlanda, volta a escrever para o blog e apresenta hoje um dos pontos turísticos mais famosos do país.
Por Heloisa Viana.
Failte! É como dizem "bem-vindo" aqui na verde Irlanda. E é com prazer que volto a escrever para o site. A Irlanda é um país incrível de gente muito alegre e amistosa. Toda semana vou contar um pouco da minha experiencia aqui e a gama de opcões para o visitante.
Para comecar, não podia deixar de falar do cartão-postal do país, cenário de muitos filmes como “Casa Comigo?”, “A Princesa Prometida” e “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”: os Cliffs of Moher.
Os Cliffs se estendem por 8 km ao logo da costa do Atlântico e atingem 214 metros de altura no seu ponto mais alto, bem no meio, onde tem a Torre de O`Brien. Essa torre foi construída em 1835 por Cornelius O`Brien, descendente direto do grande rei irlandês Brian Boru.
O objetivo da construção foi observação, posto que os Cliffs servem de viveiro para milhares de pássaros (é uma importante área de proteção ambiental) e, reza a lenda, para que para também impressionar as mocinhas da época vitoriana.
Do topo pode-se avistar a ilha de Aran, local onde se confeccionam os famosos suéteres de lã (vale a visita com tempo), além da baía de Galway, das montanhas Maum Turk, dos 12 Pins ao norte de Connemara, e o Loop Head olhando ao Sul.
Para chegar lá, partindo de Dublin, pode-se ir de carro, de ônibus, ou de trem. O trem é o mais divertido, rápido e bonito passeio pelos interiores da Irlanda, quando há oportunidade. Mas falo sobre o trem em outro post.
Aqui na Irlanda venta muito. Logo, ao visitar os Cliffs, muito cuidado na travessia, pois não há barreira de proteção entre as falésias e o mar. Portanto, atenção para papais e mamães: segurem a mão de seu filho e boa visita nesse lugar sensacional.
* Heloisa Viana é jornalista e cineasta. Trabalhou para produtoras de cinema e já colaborou com o site Adoro Cinema. Aos 4 anos de idade, era membro e entusiasta do Clube do Mickey, do qual tinha crachá e chapéu com orelhas.
** Fotos de arquivo pessoal e originárias do site oficial dos Cliffs of Moher.
Postar um comentário