por Heloisa Viana
Viajar com a família é a maior alegria! Tudo planejado, malas prontas, é só partir para a diversão. Só que no meio do caminho entre a felicidade de uma casa de praia ou um parque temático podem estar horas de avião, de engarrafamento, e até alguma mudança de clima que obrigam a todos a ficarem no quarto de hotel. E nessa hora, como fazer para entreter a criançada?
Por que não apostar num bom livro? A leitura é um hábito muito saudável e que faz seu filho viajar nas asas da imaginação. Além de aguçar a curiosidade para assuntos diversos, estimula a criatividade e o pensamento próprio.
Além disso, é comprovado cientificamente que ler para seu filho estabelece vínculo afetivo, amplia vocabulário e facilita na hora dos pequenos expressarem seus sentimentos. Cria um elo de confiança e cumplicidade entre pais e filhos, pois fazem juntos uma atividade lúdica.
Além disso, muito dos livros infanto-juvenis também ganham o coração dos adultos, ou porque já o leram na infância e lhes é querido, ou porque os fazem voltar no tempo, na época mais gostosa e despreocupada da vida de qualquer pessoa.
Eu ainda carrego na lembrança as centenas de livros que li, e alguns ainda guardo na estante para futuramente ler para os meus, como já o fiz para minhas sobrinhas, hoje crescidas. Dessa forma, aqui vai uma listinha de livros que vão deixar a garotada entretida em momentos que poderiam ser de puro tédio.
Resolvi selecionar livros que falem sobre viagem, só para citar alguns!
- As Viagens de Gulliver – Jonathan Swift (Editora Penguin, 1726). Livro bicentenário que narra as aventuras do médico Lemuel Gulliver, que num naufrágio foi parar na misteriosa Lilipute, e em outros lugares incríveis com habitantes peculiares.
- O Jardim Secreto – Frances Hodgson Burnett (Editora Salamandra, 1911). Mary vive na mágica Índia com seus pais, mas um terrimoto a deixa órfã. De volta à Inglaterra, ela vai morar no castelo de seu tia, e com o primo e novos amigos, descobre um lugar mais que especial.
- A Volta ao Mundo em 80 dias – Julius Verne (Editora Moderna, 1873). É um livro mais que centenário, mas sua história permanece atual e fantástica. Phileas Fogg aposta que dará a volta ao mundo em 80 dias num balão, e no entuito de ganhar uma fortuna, vive peripécias muito loucas ao lado de seu criado Passepartout.
- Viagem ao Céu – Monteiro Lobato (Editora Globo, 1917). Bela aventura com a Turma do Pica-Pau Amarelo, onde Emília, Visconde, Narizinho e Pedrinho fazem uma viagem interplanetária na cauda de um cometa
- Histórias de Carolina – Ziraldo (Editora Globo, 2007). História em quadrinhos da garotinha sonhadora que queria mudar o mundo em tirinhas engraçadas e emocionantes.
- O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry (Editora Agir, 1943). Muitas gerações já foram tocadas pela história do menininho, regente e único morador de um planeta minúsculo, que viaja o mundo para tentar aprender a cuidar de sua rosa, e a se livrar dos baobás. Na tentativa de voltar para casa, ele conhece um aviador perdido no deserto e lhe conta suas aventuras.
- A Viagem de Shaozu – Rogério Andrade Barbosa (Editora Melhoramentos, 2008). Shaozu é um menino chinês que pesquisa com muita dedicação a história de um dos seus antepassados: um tio-avô que viajou para o Brasil a fim de trabalhar na construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré.
Graças a algumas fotos, cartas e a um amuleto que, dizem, tem poderes mágicos o garoto acaba por se interessar por essa terra tão distante.
- A Bússola de Ouro – Philip Pullman (Editora Objetivo, 1995). A menina Lyra precisa viajar ao extremo norte do mundo para resgatar seu melhor amigo e outras crianças de um perigo que nem ela imagina. Um urso branco e uma ússola a guiarão em sua jornada. Primeiro livro da saga “Trilogia das Fronteiras”.
- A Irmandade das Calças Viajantes – Ann Brashares (Editora Rocco, 2001). Um simples par de calças jeans magicamente serve 4 amigas completamente diferentes em biotipo e personalidade. E ele será seu principal companheiro, onde quer que elas vão, passando de uma a uma nas experiências daquele verão.
- Zathura – Chris Van Allsburg (Editora Ática, 2002). Danny e Walter são dois irmãos que entediados nas férias, encontram diversão num jogo de tabuleiro que os leva para o espaço sideral. Meteoros, aventuras e vilões os aguardam! Esse livro curto mas divertido é a continuação do igualmente conhecido “Jumanji”. (2005)
Boa leitura e boa viagem!
* Heloisa Viana é jornalista e cineasta. Trabalhou para produtoras de cinema e já colaborou com o site Adoro Cinema. Aos 4 anos de idade, era membro e entusiasta do Clube do Mickey, do qual tinha crachá e chapéu com orelhas.
Postar um comentário